segunda-feira, 31 de maio de 2010

Pesquisa de biografias - 8a séries-2010


A pesquisa é individual sobre a história de vida dos agentes da Revolução Socialista na Russia;
Nicolau II, Lênin, Trotsky e Stálin.
A biografia deverá ter:
*foto
* nome completo, lugar e data de nascimento;
* história de vida;
*participação na Revolução russa;
* data, local e tipo de morte.
Os trabalhos deverão ser entregues de acordos com a ABNT


Sintese da ABNT( Associação Brasileira de Normas Tecnicas)

*Capa.( Nome do trabalho);
*contra capa ( seu nome, número série, nome da escola e do professor)
*indice
*introdução
*desenvolvimento
*Conclusão/opinião
*bibliografia
( redigir em fonte Arial 11, espaçamento de margens 2cm á direita e esquerda; 2,5cm superior e inferior; entrelinhas 1,5)

8 series 2010 - 2o bimestre


Olá garotada!
segue o texto sobre capitalismo e socialismo.

CAPITALISMO E SOCIALISMO- 8a séries

Características dos sistemas econômicos: capitalismo e socialismo

O Capitalismo:

O capitalismo teve sua origem com o fim do feudalismo, no século XV. Desde a sua origem o capitalismo passou por diversas fases:

· Capitalismo comercial (séculos XV e XVIII)- caracterizado pelas trocas comerciais e pelo acúmulo de metais preciosos.

· Capitalismo industrial (séculos XVIII e XIX)- caracterizado pela implantação do sistema fabril. Teve sua origem na Inglaterra com a revolução industrial.

· Capitalismo Financeiro (século XX)- caracterizado pela montagem de multinacionais ou transnacionais nos países subdesenvolvidos, em que os países desenvolvidos procuram obter mão-de-obra barata, mercados consumidores e matérias- primas .

O sistema capitalista pode ser definido da seguinte forma:

· Propriedade privada dos meios de produção;

· Sociedade de classes: burguesia e proletariado;

· Economia de mercado

O Socialismo:

No século XIX, surge o socialismo científico, com Karl Marx e Friedrich Engels. O marco do socialismo científico ocorreu com a publicação do Manifesto Comunista, em 1848. As obras de Marx e Engels propunham uma nova organização político-econômica da sociedade.

Para o socialismo científico, o fim do Estado capitalista burguês ocorreria com a revolução do proletário. Através desse processo revolucionário, a classe operária alcançaria o poder político e econômico com a socialização dos meios- de- produção.

No início do século XX, vários países tentaram uma experiência socialista que, embora diferentes entre si, apresentaram algumas semelhanças, tais como:

· Propriedade estatal dos meios de produção- os setores chaves da economia (indústria, meios de transporte, energia, máquinas e matérias-primas) são controlados pelo Estado.

· Produção e consumo planejados pelo Estado- a produção e o consumo passam pela direção do Estado;

· Redistribuição da riqueza e da renda- cabe ao Estado fornecer as condições mínimas de vida para os cidadãos ( saúde, educação, habitação, cultura, lazer,..)

· Monopólio político do Partido Comunista- não havendo divisões de classes sociais, não há necessidade de partidos, cabe ao PC representar o Estado e a sociedade.

As principais experiências socialistas ocorreram nos seguintes países: Rússia- Revolução Bolchevique, 1917; China- Revolução Chinesa, liderada por Mao Tse-Tung, 1949; Coréia do Norte, 1950; Vietnã- Unificação do Vietnã por Ho Chi Minh, 1975; Cuba- Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro, 1959.