segunda-feira, 25 de outubro de 2010

TODAS 8as séries de 2010 - Frase da semana



Aprender sem pensar é tempo perdido.

(Confúcio)

TODAS 8as séries de 2010- República Velha até o Estado Novo

A grande imigração

Desde a abolição da escravidão, em 1888, grande parte da elite brasileira achou necessário trazer imigrantes para o Brasil a fim de substituir a mão-de-obra escrava.

O governo republicano incentivou a imigração subsidiando a viagem das famílias de imigrantes. Os principais grupos de imigrantes que vieram para o Brasil foram de origem italiana, alemã, japonesa, portuguesa, libanesa e síria.

Muitos imigrantes que vieram para o Brasil, durante a República Velha, foram trabalhar nas fazendas de café no Estado de São Paulo. O tipo de contrato estabelecido entre os imigrantes e os grandes proprietários era o colonato.

No início do século XX aumentaram as oportunidades de emprego nas cidades brasileiras. Isso ocorreu devido ao aumento do número de indústrias nas cidades do Brasil que precisavam cada vez mais de operários. Nas indústrias, a maioria dos operários eram imigrantes, que trabalhavam em péssimas condições devido a inexistência de leis que defendessem o trabalhador.

Revoltas Populares

No início da República, muitas pessoas excluídas da sociedade lutaram por melhores condições de vida. Entre elas: Revolta da Vacina ( 1904) e Revolta da Chibata ( 1910), no Rio de Janeiro. Guerra de Canudos (1895), no sertão nordestino. Guerra do Contestado( 1910, ocorrida na fronteira dos estados de Santa Catarina e Paraná. Greve Geral de 1917, em São Paulo.Coluna Prestes que marchou 25 Km pelo interior do Brasil e Revolução de 1930, em São Paulo e Rio Grande do Sul..

O Governo Provisório

Após assumir o governo, Getúlio Vargas concentrou muitos poderes em suas mãos. Fechou o Congresso Nacional e também as Assembléias Legislativas Estaduais e as Câmaras Municipais. Assim, ele passou a controlar os Poderes Executivos e Legislativo, governado por meio de Decretos-leis. Com exceção de Minas Gerais, todos os governadores foram substituídos por interventores federais, a maioria militares tenentistas. Em 1932, decretou um novo Código Eleitoral, que estabelecia o voto secreto e o voto feminino. Os paulistas, no entanto, iniciaram um movimento exigindo a volta do regime constitucional, em 09 de julho de 1932 teve início a Revolução Constitucionalista de 1932.

A Assembléia Constituinte

A Assembléia Constituinte iniciou seus trabalhos em novembro de 1933. Getúlio Vargas procurou dominar ao máximo o processo de elaboração da nova constituição. Assim, a Assembleia teve que trabalhar fazendo emendas num anteprojeto elaborado pela equipe jurídica de Vargas. Em julho de 1934, foi promulgada a terceira Constituição brasileira ( a segunda da República). A Assembléia Constituinte elegeu Vargas como presidente, com um mandato de quatro anos.

A Constituição de 1934 institui a Justiça de Trabalho, regularizou a jornada de trabalho em 8 horas diárias e salário mínimo. Foram confirmados o o voto direto e o voto feminino, embora analfabetos e soldados continuassem excluídos. O ensino primário passou a ser obrigatório. Outra medida importante foi a nacionalização dos recursos do subsolo brasileiro.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

8I- HISTORIA DAS RELIGIÕES- CONFUCIONISMO, TAOISMO E XINTOISMO

RELIGIÕES ORIENTAIS

CONFUCIONISMO

O confucionismo é um sistema filosófico chinês criado por Kung-Fu-Tzu (Confúcio). Entre as preocupações do confucionismo estão a moral, a política, a pedagogia e a religião. Conhecida pelos chineses como Junchaio (ensinamentos dos sábios). Fundamentada nos ensinamentos de seu mestre, o confucionismo encontrou uma continuidade histórica única.

Aspectos da filosofia confucionista:
A principal idéia desta filosofia é a busca do Tao (caminho superior). Através deste caminho é possível ter uma vida equilibrada e boa. Através do Tao os seres humanos podem viver, mantendo o equilíbrio entre as vontades materiais (prazeres, bens, objetos, desejos) e as do céu.
Os valores mais importantes no confucionismo são: disciplina, estudo, consciência política, trabalho e respeito aos valores morais. Embora não seja uma religião, existem templos confucionistas, onde ocorrem rituais de ordem social.
Entre os séculos II e começo do XX, o confucionismo foi a doutrina oficial na
China. Neste país, esta doutrina ainda é muito praticada. Em diversos países do mundo, principalmente orientais, existem adeptos do confucionismo.

Curiosidade: - Acredita-se que existam cerca de 6,5 milhões de adeptos do confucionismo no mundo todo.

XINTOISMO

A tradição do xintoísmo foi criado antes do budismo e ganhou força no Japão no século VI.
Conjunto
de ritos e mitos que explicam a origem do mundo, do Japão e da família imperial japonesa.

Originalmente o xintoísmo não possuía nome, doutrina nem dogmas. Depois de sete gerações de divindades nascidas do próprio Cosmo, surgiram em fim o último casal; Izanagi e Izanami, desempenhavam na xintoísta, o papel da criação. Os dois se uniram como macho e fêmea e do corpo de Izanami, nasceram as oito ilhas que compõem o território do Japão.
O termo xinto, quer dizer “caminhos dos deuses”. O xintoísmo é a religião
nacional do Japão, que se constitui de crenças e práticas religiosas de tipo animista. Ao contrário da maior parte dos credos contempôraneos, xintó não possui um fundador específico como; livro sagrado, dogmas ou código moral.
No Japão, a religião permaneceu oficial de 1868 a 1946. Com a derrota japonesa da segunda Guerra
Mundial, o imperador Hiroíto renunciou ao caráter divino atribuído à realeza pelo xintoísmo e a nova Constituição do país passou a defender a liberdade religiosa para todos os japoneses.
O Kashikodokoro é um santuário do palácio imperial de Tóquio. No santuário ocorre homenagem aos antepassados.

O Kashikodokoro constitui, no Japão moderno, o centro onde se preservam as remotas tradições do xintoísmo.

TAOISMO

O taoísmo, também conhecido como Daoísmo, é uma religião surgida na China do século II (durante a dinastia Han) e originária de uma filosofia oriental, muito valorizada pelo confucionismo, conhecida como Tao (caminho). A origem do componente filosófico do taoísmo é atribuída ao filósofo chinês Lao Tse, que viveu no século VI a.C.

Aspectos da filosofia taoísta:
- A sabedoria do Tao (caminho) é a única fonte do universo;
- A vida é regida por dois elementos (dualismo): yin (feminino) e yang (masculino). Estas duas forças se complementam e não podem existir uma sem a outra.
- As atitudes humanas devem estar sempre de acordo com a natureza;
- O ser humano deve buscar o equilíbrio do corpo e deste com a natureza;
- O ser humano deve buscar o desprendimento do mundo material, não devendo desejar nada. De acordo com o taoísmo, quando um desejo é satisfeito, outro aparece em seu lugar.

Curiosidade:

- Existem no mundo, aproximadamente, 2,7 milhões de adeptos do taoísmo. No Brasil, de acordo com o Censo do IBGE de 2000, existem 857 seguidores.

Fonte: www.brasilescola.com

www.suapesquisa.com

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Todas as séries 2010- BEM VINDOS ao 4o BIMESTRE



"Não corrigir nossas faltas é o mesmo que cometer novos erros."
( Confúcio)


Olá garotada estamos na reta final de mais um ano letivo que se vai.

Começamos o 4o bimestre com eleições, e, portanto sem aula.

Este mês de outubro terá bastante feriado o que fará com que o bimestre passe

rapidinho e logo será Natal.


Abraços e boa semana de aula.

Sandra Lúcia

8a séries 2010- HISTÓRIA DO BRASIL- REPUBLICA VELHA( 1889-1930)

HISTÓRIA DO BRASIL

Brasil Republicano

República Velha (1889-1930)

Na segunda metade do século XIX, o Brasil passou por mudanças políticas econômicas e sociais que colaboram para a decadência da Monarquia e o advento da República.

Durante a maior parte do século XIX, o Brasil foi uma Monarquia governada por imperadores ( D. Pedro I e D. Pedro II) que governou o país por quase 50 anos. Nesse período, o Brasil recebeu grandes investimentos e empréstimos estrangeiros, sobretudo da Inglaterra. Esses capitais foram investido em estradas de ferro, em serviços públicos, como abastecimento de água, redes de esgotos e iluminação pública necessários a crescente expansão urbana.

A partir de 1870, os grupos republicanos começaram a crescer , principalmente, em São Paulo. Mas a Monarquia ficou insustentável após a abolição da escravidão. Como o governo não indenizou os proprietários de escravos, as elites agrárias escravistas, que davam sustentação ao regime, passaram a apoiar o movimento republicano. Diante disso, setores do Exercito se aliaram aos republicanos paulistas e, sob a liderança do Marechal Deodoro da Fonseca, deram um golpe de Estado, derrubando a Monarquia e proclamando a República em 15 de novembro de 1889.

As oligarquias assumem o poder

Durante a República Velha (1889-1930), as oligarquias locais,que já detinham o poder econômico, assumiram também o poder político.

No período da República, o país foi governado por dois presidentes militares: Deodoro da Fonseca e, depois, Floriano Peixoto. Esses militares tinham como objetivo principal garantir a consolidação do regime republicano enfrentando grupos políticos descontentes com o fim da Monarquia. Além disso, esses presidentes se empenharam em promover uma maior centralização do poder, entrando em confronto com os grupos regionais que desejavam maior autonomia em relação ao governo federal.

Durante o seu governo, Deodoro assumiu uma política autoritária e centralizadora, provocando descontentamento dos cafeicultores. Esses cafeicultores formavam oligarquias que detinham o poder econômico do país em função dos lucros obtidos com a exportação do café.Eles haviam apoiado o golpe contra a monarquia, porém rejeitavam a implantação de uma ditadura militar no país. Assim, passaram a pressionar Deodoro até que, em novembro de 1891, ele renunciou. Floriano Peixoto, o vice-presidente, assumiu o poder e procurou se aproximar das oligarquias. A união do governo federal com as oligarquias regionais possibilitou a estabilização do regime republicano. Os primeiros presidentes da Republica do Brasil enfrentaram uma série de revoltas.

A política dos governadores

A eleição do paulista Prudente de Morais, em 1894, marcou a ascenção dos grandes cafeicultores ao comando político do país. Nessa época, os presidentes do Brasil procuraram fazer alianças com as elites regionais, implantando a política dos governadores.

A política dos governadores possibilitou que os oligarcas mantivessem o poder em suas mãos por cerca de 35 anos. Esse período político do Brasil foi chamado, informalmente, de política de café com leite, pois os dois estados que tinham maior representação político nessa época, São Paulo e Minas Gerais, eram grandes produtores e exportadores de café e, além disso, tinham uma grande produção leiteira.

O coronelismo

Para que os governadores conseguissem garantir a eleição de deputados favoráveis ao governo federal, eles faziam alianças com os coronéis, que eram grandes proprietários rurais. Os coronéis se aproveitavam do poder que exerciam sobre a população pobre para garantir os votos que desejavam. Essa dominação ficou conhecida como coronelismo e só foi possível devido a opressão que os proprietários da terra exerciam sobre os camponeses, dependentes da terra e da “proteção” do coronel.