quinta-feira, 24 de maio de 2012

República Velha (1889-1930) para as8B,8C,8D,8E,8F,8G,8H,


                                                                       Brasil Republicano                                                                  República Velha (1889-1930)                                                 
            Na segunda metade do século XIX o Brasil passou por mudanças políticas, econômicas e sociais que colaboraram para a decadência da Monarquia e o advento da República.            Durante a maior parte do século XIX, o Brasil foi uma Monarquia governada por imperadores  ( D. Pedro I e D. Pedro II) que governou o país por quase 50 anos. Nesse período, o Brasil recebeu grandes investimentos e empréstimos estrangeiros, sobretudo da Inglaterra. Esses capitais foram investidos  em estradas de ferros e em serviços públicos como:abastecimento de água, redes de esgotos e iluminação pública necessários a crescente expansão urbana.            A partir de 1870 os grupos republicanos começaram a crescer, principalmente, em São Paulo. Mas a Monarquia ficou insustentável após a abolição da escravidão. Como o governo não indenizou os proprietários de escravos, as elites agrárias escravistas, que davam sustentação ao regime, passaram a apoiar o movimento republicano. Diante disso, setores do Exercito se aliaram aos republicanos paulistas e, sob a liderança  do Marechal Deodoro da Fonseca, deram um golpe de Estado, derrubando a Monarquia e proclamando a República em 15 de novembro de 1889.

Questões de interpretação dos textos sobre Revolução Russa para 8C,8E,8F e 8G

1. Como era a sociedade russa no século XIX?

2. Como nasceu a Indústria Russa?

3. Quais as condições de trabalho dos operários russos?

4. Quem eram os Bolcheviques?

5. Quem eram os mencheviques?

6.Como surgiu a URSS( União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)?

7. Cite 10 países que formavam a URSS?

8. O que foi a NEP, implantada por Lênin?

9. Quem assumiu o poder na URSS com a morte de L~enin?

10. Descreva a Ditadura Stalinista!


domingo, 6 de maio de 2012

Para as 8B,C,D,E,F,G,H sobre REVOLUÇÃO RUSSA


Para 8B,C,D,E,F,G,H sobre REVOLUÇÃO RUSSA




A REVOLUÇÃO RUSSA
                                                           
                                                     O contexto da revolução

No principio do século XIX, o povo russo ainda era governado por um Czar, Nicolau II, imperador com poderes ilimitados, cuja monarquia se pautava no direito divino dos reis, legitimado pela Igreja Ortodoxa.
A Rússia concentrava a maior parte da população da Europa ( 175 milhões de habitantes), sendo que 85% constituíam-se de trabalhadores rurais. As rotineiras e atrasadas técnicas agrícolas desencadeavam  a fome e acentuavam as revoltas constantes.
A indústria russa nasceu dependente do capital estrangeiro. Aos poucos, iam sendo montadas as fábricas de metalurgia, mineração e tecelagem, favorecida pela grande oferta de mão-de-obra, gerada pelo êxodo rural. A classe operária vivia e trabalhava em condições precárias, com jornadas de trabalho de até 14 horas diárias e sem legislação trabalhista.
Os operários começaram a reivindicar melhores condições de trabalho. Surgiu o Partido Operário Social Democrata ( POSD), em 1898, cujos líderes, principalmente, Lênin e Trotsky, incentivavam a classe operária.
Em 1903, durante um congresso do POSD, ocorreu a sua cisão em dois blocos distintos: os Bolcheviques e os Mencheviques.
·         Bolcheviques - comandados por Lênin, defendiam  a tomada de poder pelo proletariado,que aliados aos camponeses, devia instalar o regime socialista de governo por meio da Ditadura do Proletariado.
·         Mencheviques - eram favoráveis a uma aliança entre o proletariado e a burguesia como forma de fazer a revolução.

Nasce a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ( URSS)

            Após a vitória do Exército Vermelho e a consolidação do Partido Comunista no poder, com Lênin como líder, as potências capitalistas ocidentais isolaram a Rússia, banindo-a das relações internacionais.
            A partir de 1922, a Rússia passou a formar a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
            Inicialmente, a União Soviética era composta pelas repúblicas da Rússia, da Ucrânia, da Rússia Branca e da Transcaucásia. Em 1924, o Uzbequistão, Turcomenistão e Tadjquistão, passaram a integrá-la. Após o término da Segunda Guerra Mundial, outros países passaram a fazer parte do bloco socialista como: Finlândia, Estônia, Lituânia, Iugoslávia,, Bulgária, Albânia, Polônia, Alemanha Oriental, Tchecoslováquia, Hungria, China, Cuba , Congo e Angola.

Nova Política Econômica ( NEP)

            Em 1921, Lênin adotou a Nova Política Econômica ( NEP), procurando melhorar a economia. O governo concedeu certas facilidades à iniciativa privada, porém o Estado ficou com todo o controle sobre a propriedade da terra, dos bancos, do comércio e da grande indústria.A NEP propiciou um rápido crescimento  da URSS.
            O Partido Comunista instaurou a ditadura, baseada na existência de um partido único.

A Ditadura Stalinista

            Com a morte de Lênin, em 1924, o poder foi disputado entre Trotsky e Stálin, mas este último foi vitorioso. Stálin expulsou Trotsky do Partido Comunista, ordenando sua deportação do país, e governou a URSS até 1953 .Concentrou em suas mãos todas as funções, em detrimento das liberdades individuais.
            Como conseqüência do regime ditatorial surgiu a KGB, polícia política repressora. Essa época caracterizou-se pela perseguição e execução dos inimigos do governo.
            Stálin aboliu a NEP e implantou os Planos Qüinqüenais, coordenados por uma Comissão Estatal para Assuntos Econômicos, responsável pela economia planificada, que garantiu o crescimento da Rússia. A forma de atingir esses objetivos foi a nacionalização da indústria e do comércio. Essa medidas garantiram o progresso industrial, principalmente nas áreas do petróleo, eletrificação e maquinaria.

Fonte bibliográfica  :
PELLEGRINI, Marco César. Vontade de Saber História. 1ª Ed, São Paulo, FTD,2009, p.70- 73.