domingo, 3 de junho de 2012

O CORONELISMO Para as 8B,8C,8D,8E,8F,8G,8H






O coronelismo

            Para que os governadores conseguissem garantir a eleição de deputados favoráveis ao governo federal, eles faziam alianças com os coronéis, que eram grandes proprietários rurais. Os coronéis se aproveitavam do poder que exerciam sobre a população pobre para garantir os votos que desejavam. Essa dominação ficou conhecida como Coronelismo  e só foi possível devido a opressão que os proprietários da terra exerciam sobre os camponeses, dependentes da terra e da “proteção” do coronel.

A política dos governadores PARA AS 8B;8C;8D;8E;8F;8G;8H


                                            



 
A política dos governadores
             A eleição do paulista Prudente de Morais, em 1894, marcou a ascensão dos grandes cafeicultores ao comando político do país. Nessa época, os presidentes do Brasil procuraram fazer alianças com as elites regionais, implantando a política dos governadores.
            A política dos governadores possibilitou que os oligarcas mantivessem o poder em suas mãos por 35 anos. Esse período político do Brasil foi chamado, informalmente, de Política de Café com Leite, pois os dois estados que tinham maior representação política nessa época, São Paulo e Minas Gerais, eram grandes produtores e exportadores de café e, além disso, uma imensa produção leiteira.

As Oligarquias assumem o poder . Para as 8B,8C;8D;8E;8F;8G e 8H


As oligarquias assumem o poder

            Durante a República Velha (1889-1930), as oligarquias locais, que já detinham o poder econômico, assumiram também o poder político.
            No período da República, o país foi governado por dois presidentes militares: Deodoro da Fonseca e, depois, Floriano Peixoto. Esses militares tinham como objetivo principal garantir a consolidação do regime republicano enfrentando grupos políticos descontentes com o fim da Monarquia. Além disso, esses presidentes se empenharam em promover uma maior centralização do poder e entraram em confronto com os grupos regionais que desejavam maior autonomia em relação ao governo federal.
            Durante o seu governo, Deodoro assumiu uma política autoritária e centralizadora, provocando descontentamento dos cafeicultores.  Esses cafeicultores formavam oligarquias que detinham o poder econômico do país em função dos lucros obtidos com a exportação do café. Eles haviam apoiado o golpe contra a monarquia, porém rejeitavam a implantação de uma ditadura militar no país. Assim, passaram a pressionar Deodoro até que, em novembro de 1891, ele renunciou. Floriano Peixoto, o vice-presidente, assumiu o poder e procurou se aproximar das oligarquias. A união do governo federal com as oligarquias regionais possibilitou a estabilização do regime republicano. Os primeiros presidentes da Republica do Brasil enfrentaram uma série de revoltas