sábado, 15 de setembro de 2012

8a série MUNDO PÓS- GUERRA




Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina.
Confúcio

A derrocada do Eixo
A partir de 1942, os Aliados ( França, Inglaterra, EUA, URSS) começaram a reverter a vantagem inicial do Eixo ( Alemanha, Itália e Japão), devido á entrada dos EUA na guerra e ás vitórias soviéticas contra os alemães
Em maio de 1942, os norte-americanos investiram na guerra submarina, procurando causar o maior número de perdas á marinha japonesa. O golpe final veio em agosto de 1945.
Tomando uma das decisões militares mis polêmicas da história, o presidente norte-americano Harry Truman autorizou o lançamento das bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Diante da destruição sem precedentes, o Japão se rendeu pondo fim á Segunda Guerra Mundial.
A ordem mundial bipolar
Após a Segunda Guerra Mundial, os governantes dos EUA( capitalista) e da URSS ( socialista) intensificaram suas disputas por áreas de influência em todo o mundo.Essa disputa ideológica, política e econômica ficou conhecida como Guerra Fria, já que as duas grandes potencias mundiais não chegarem a se enfrentar diretamente, apesar de fornecerem ajuda militar aos países com os quais se aliaram.
O terceiro Mundo
Em 1955, governantes de 29 países se reuniram na Conferência de Bandung, realizada na indonésia, e lançaram um documento em que exigiam que todos os povos tivessem o direito de se constituírem como Nações plenamente independentes, e condenavam o imperialismo e racismo.
Esses países deram início ao movimento que ficou conhecido comoMovimento dos Países Não Alinhados. Eles rejeitaram a ideia de divisão do planeta em dois blocos ideológicos, o capitalista e osocialista , e enfatizaram que o mundo, na realidade, estava dividido entre países ricos e países pobres. Dessa forma, os Não Alinhados se autodefiniram como países formadores do Terceiro Mundo; enquanto oPrimeiro Mundo seria constituído pelos países capitalistas alinhados aos EUA e o Segundo Mundo seria composto pelos países socialistas alinhados á URSS.
Fonte:PELLEGRINI, Marco C.Vontade de Saber História.SP.FTD,2009. pp.124;125;134 e 135.

8a series NAZIFASCISMO





                                                                     Nazifascismo



                                                                   Os nazistas no Poder
No início da década de 1920, a Alemanha passava por uma terrível crise econômica , com uma crescente inflação. A enorme dívida do estado alemão era agravada pela indenização altíssima que, de acordo com o Tratado de Versalhes, o governo se comprometera pagar aos países que entraram em guerra.
Nessa situação crítica, foi fundado o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, ou Partido Nazista. O nazismo apresentava princípios semelhantes ao do fascismo, porém dava grande ênfase ao racismo. O grande líder do Partido Nazista era Adolf Hitler.
Em 1933, Hitler foi nomeado primeiro-ministro da Alemanha e, em 1934, com a morte do presidente alemão Paul Von Hindenburg, assumiu a presidência do país.
Hitler era extremamente autoritário, contava com o apoio da burguesia e promoveu uma intensa mobilização popular, utilizando a propaganda e os meios de comunicação como rádio, out doors, panfleto, cinema... Ele acabou com o federalismo, centralizando o poder do Estado em suas mãos, e adquiriu poderes de ditador ( totalitarismo). Além disso, intensificou a censura e aboliu os sindicatos, substituindo-os por corporações nacionais.
Hitler financiou a formação de uma milícia extremamente fiel às suas ordens, a Schutzstaffel (tropa de proteção) ou SS ( no alfabeto rúnico é o símbolo da organização), que perseguia membros de grupos sociais considerados “inferiores”, principalmente judeus, ciganos, eslavos, homossexuais, testemunhas de Jeová, além de comunistas e demais adversários políticos.
A ideologia fascista
O fascismo surgiu na Itália a partir das idéias difundidas porBenito Mussolini, que em 1921 fundou o Partido Fascista. Depois de combater na Primeira Guerra Mundial e escrever para jornais socialistas, Mussolini procurou criar uma nova ideologia política. De acordo com essa ideologia, a solução para os problemas sociais dos países seria a adoção de alguns princípios básicos, como:
· O nacionalismo, com tendências à xenofobia e ao racismo;
· militarização, com um governo autoritário e expansionista;
· corporativismo, sistema m que os sindicatos de trabalhadores são substituídos por corporações submetidas ao controle do Estado, em que participam operários e patrões.
Fonte bibliográfica:
PELLEGRINI, Marco César. Vontade de Saber História.1ª Ed. São Paulo. FTD.2009.p.90-91.