O Socialismo:
No século XIX, surge o socialismo científico, com Karl Marx e Friedrich Engels. O marco do socialismo científico ocorreu com a publicação do Manifesto Comunista, em 1848. As obras de Marx e Engels propunham uma nova organização político-econômica da sociedade.
Para o socialismo científico, o fim do Estado capitalista burguês ocorreria com a revolução do proletário. Através desse processo revolucionário, a classe operária alcançaria o poder político e econômico com a socialização dos meios- de- produção.
No início do século XX, vários países tentaram uma experiência socialista que, embora diferentes entre si, apresentaram algumas semelhanças, tais como:
· Propriedade estatal dos meios de produção- os setores chaves da economia (indústria, meios de transporte, energia, máquinas e matérias-primas) são controlados pelo Estado.
· Produção e consumo planejados pelo Estado- a produção e o consumo passam pela direção do Estado;
· Redistribuição da riqueza e da renda- cabe ao Estado fornecer as condições mínimas de vida para os cidadãos ( saúde, educação, habitação, cultura, lazer,..)
· Monopólio político do Partido Comunista- não havendo divisões de classes sociais, não há necessidade de partidos, cabe ao PC representar o Estado e a sociedade.
As principais experiências socialistas ocorreram nos seguintes países:
Rússia- Revolução Bolchevique, 1917;
China- Revolução Chinesa, liderada por Mao Tse-Tung, 1949;
Coréia do Norte, 1950;
Vietnã- Unificação do Vietnã por Ho Chi Minh, 1975;
Cuba- Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro, 1959.