domingo, 28 de novembro de 2010

O GOVERNO JK ( 1955-1956) - 8a séries 2010



Anos Dourados: O governo de JK ( 1955-1960).

Como presidente, Juscelino Kubitschek adotou uma política conhecida como desenvolvimentismo. Ele afirmava que, durante o seu governo, o Brasil cresceria “ 50 anos em 5”.

Para cumprir sua promessa de crescimento acelerado do país, Kubitschek estabeleceu um Plano de Metas, que previa grandes investimentos nos setores industrial, energético e dos transportes.Tambem estava previsto a transferência da capital federal do Rio de Janeiro para uma nova cidade, na região do Planalto Central do Brasil. Em 1956, foram iniciadas a construção de Brasília com planejamento urbano de Lucio Costa e projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer. A cidade de Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960.

Durante seu governo, a produção industrial cresceu, principalmente, nas áreas da metalurgia, da siderurgia, da petroquímica e de bens duráveis, gerando mais empregos. Diversas empresas multinacionais estrangeiras se estabeleceram no Brasil, produzindo bens de consumo duráveis como automóveis e eletrodomésticos , mudando os padrões de consumo dos brasileiros.

Embora JK tenha conseguido cumprir o Plano de Metas, os empréstimos feitos pelo governo acarretaram um grande aumento da dívida externa do país. Logo iniciou-se um período de crise marcado pela alta inflação e desemprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário