segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Imigração, Industrialização e Revolução de 1930 para a 8E, 8F, 8G e 8H



A grande imigração

Desde a abolição da escravidão, em 13 de maio de 1888, grande parte da elite brasileira achou necessário trazer imigrantes para o Brasil a fim de substituir a mão-de-obra escrava.

O governo republicano incentivou a imigração subsidiando a viagem das famílias de imigrantes. Os principais grupos de imigrantes que vieram para o Brasil foram de origem italiana, alemã, japonesa, portuguesa, libanesa e síria.

Muitos imigrantes que vieram para o Brasil, durante a República Velha, foram trabalhar nas fazendas de café no Estado de São Paulo. O tipo de contrato estabelecido entre os imigrantes e os grandes proprietários era o colonato.

No início do século XX aumentaram as oportunidades de emprego nas cidades brasileiras. Isso ocorreu devido ao aumento do número de indústrias nas cidades do Brasil que precisavam cada vez mais de operários. Nas indústrias, a maioria dos operários eram imigrantes, que trabalhavam em péssimas condições devido a inexistência de leis que defendessem o trabalhador.

Revoltas Populares

No início da República, muitas pessoas excluídas da sociedade lutaram por melhores condições de vida. Entre elas: Revolta da Vacina ( 1904) e Revolta da Chibata ( 1910), no Rio de Janeiro. Guerra de Canudos (1895), no sertão nordestino. Guerra do Contestado( 1910, ocorrida na fronteira dos estados de Santa Catarina e Paraná. Greve Geral de 1917, em São Paulo.Coluna Prestes que marchou 25 Km pelo interior do Brasil e Revolução de 1930, em São Paulo e Rio Grande do Sul..

O Governo Provisório

Após assumir o governo, Getúlio Vargas concentrou muitos poderes em suas mãos. Fechou o Congresso Nacional e também as Assembléias Legislativas Estaduais e as Câmaras Municipais. Assim, ele passou a controlar os Poderes Executivos e Legislativo, governado por meio de Decretos-leis. Com exceção de Minas Gerais, todos os governadores foram substituídos por interventores federais, a maioria militares tenentistas. Em 1932, decretou um novo Código Eleitoral, que estabelecia o voto secreto e o voto feminino. Os paulistas, no entanto, iniciaram um movimento exigindo a volta do regime constitucional, em 09 de julho de 1932 teve início a Revolução Constitucionalista de 1932.

A Assembléia Constituinte

A Assembléia Constituinte iniciou seus trabalhos em novembro de 1933. Getúlio Vargas procurou dominar ao máximo o processo de elaboração da nova constituição. Assim, a Assembleia teve que trabalhar fazendo emendas num anteprojeto elaborado pela equipe jurídica de Vargas. Em julho de 1934, foi promulgada a terceira Constituição brasileira (a Segunda da República). A Assembléia Constituinte elegeu Vargas como presidente, com um mandato de quatro anos.

A Constituição de 1934 institui a Justiça de Trabalho, regularizou a jornada de trabalho em 8 horas diárias e salário mínimo. Foram confirmados o voto direto e o voto feminino, embora analfabetos e soldados continuassem excluídos. O ensino primário passou a ser obrigatório. Outra medida importante foi a nacionalização dos recursos do subsolo brasileiro.

Leia os textos com atenção e responda as questões:

1-Por que a elite brasileira achou necessário trazer imigrantes para o Brasil, depois da abolição?

2-Quais os principais grupos de imigrantes que vieram para o Brasil no final do século XIX?

3-Qual o tipo de contrato estabelecido entre os imigrantes e os grandes proprietários de terras?

4-Por que, no início do século XX, aumentaram as oportunidades de emprego nas cidades?

5-Cite 3 Revoltas Populares ( guerras) ocorridas na República Velha!

6-O que aconteceu quando Getúlio assumiu o poder em 1932?

7-O que estabelecia o novo Código Eleitoral, decretado em 1932?

8-O que pretendia a Revolução Constitucional de 1932?

9-Quem elegeu Vargas como Presidente da República, em 1934?

10-Quais as medidas importantes instituídas na Constituição de 1934?

Nenhum comentário:

Postar um comentário