segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Reinos Bárbaros para 1A,1B,1C e 1G





A FORMAÇÃO DOS REINOS BÁRBAROS

O declínio do Império Romano do Ocidente foi acelerado devido à migração dos povos germanos, eslavos e tártaro-mongóis. Os romanos denominavam esses povos de bárbaros, porque viviam fora das fronteiras do Império Romano.

OS GERMANOS

Esse povo de origem indo-européia, habitava a Europa Ocidental. As principais nações germânicas eram : os visigodos, ostrogodos, vândalos, bretões, saxões, francos,...

Os germanos tinham uma economia agropastoril. A propriedade da terra era coletiva e quase todo trabalho era executado pelas mulheres. Tinham uma organização política bastante simples:

· Em época de paz eram governados por uma assembléia de guerreiros;

· Em época de guerra, a tribo era governada pelo comitatus ( reunião de guerreiros em torno de um líder militar).

A sociedade germânica era patriarcal, o casamento monogâmico e o adultério punido. As

tradições e os costumes são muitos valorizados.

A religião era politeísta, consagrada às forças da natureza. Acreditavam que somente os guerreiros mortos em combate iriam para o valhala, uma espécie de paraíso.

ESLAVOS E TÁRTAROS- MONGÓIS

Além dos germanos, outros povos migraram para o Império Romano: os eslavos e os tártaros- mongóis.

Os eslavos, provenientes da Europa Oriental e da Ásia, compreendidos pelos russos, tchecos, poloneses, sérvios,... E os tártaros- mongóis, de origem asiática, como os: hunos, turcos, búlgaros,...

OS REINOS BÁRBAROS

Á partir do século I, os romanos, mantinham contato pacífico com diversos povos, principalmente os germanos. Muitos desses povos migraram para o Império e chegaram a ser utilizados no exército como mercenários.

Os hunos deslocaram-se em direção à Europa e atacaram os germanos, invadindo o Império Romano que, enfraquecido pelas crises e guerras internas, não resistiu às invasões e decaiu. No antigo mundo romano, nasceram vários REINOS BÁRBAROS:Reino dos Visigodos; Reino dos Ostrogodos; Reino dos Vândalos; Reino dos Suevos, Reino dos Borgúndios, Reino dos Anglos- Saxões; Reino Franco.

Com exceção do Reino Franco, os Reinos Bárbaros não tiveram longa duração.Os Reinos dos Ostrogodos e Visigodos foram dominados pelos bizantinos; o Reino dos Visigodos , pelos árabes e o Reino dos Anglos- Saxões , pelos normandos.

A primeira dinastia franca foi a merovíngia, nome derivado de Meroveu, um antigo chefe. Porém, foi seu neto, Clóvis quem conquistou a Gália e unificou vários povos bárbaros e um vasto território.

Em 496, Clóvis converteu-se ao cristianismo, obtendo apoio da Igreja Católica e de grande parte da população da Gália. No governo de Clóvis, houve a expansão territorial do reino, através de guerras de conquista.

No processo de invasão e formação dos Reinos Bárbaros, deu-se ao mesmo tempo, a “barbarização” das populações romanas e a “ romanização” dos bárbaros que assimilaram e revigoraram a cultura romana, como o caso da adoção do latim como língua oficial.

Os novos reinos converteram-se progressivamente ao catolicismo e aceitaram a autoridade da Igreja Católica. Com a ruptura da antiga unidade romana, a Igreja Católica tornou-se a única instituição universal européia.

Adaptado de HISTÓRIA GERAL de Marlene Ordoñez e Júlio Quevedo. IBEP.SP.p28-29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário