terça-feira, 31 de agosto de 2010

8a séries 2010- O New Deal



O NEW DEAL

Para superar a depressão econômica, Franklin Roosevelt lançou o New Deal, aumentando a intervenção do Estado na economia.

O capitalismo gerenciado pelo Estado

Em 1932, Franklin Roosevelt foi eleito presidente dos EUA. O país estava no momento mais crítico da Grande Depressão e necessitava de medidas urgentes para enfrentar a crise.

Roosevelt rompeu com os princípios econômicos liberais e procurou salvar o capitalismo por meio de reformas econômicas dirigidas pelo Estado.

Este programa de reformas ficou conhecido como New Deal ( novo acordo).O plano consistia em grandes investimentos em obras públicas ( usinas hidrelétricas, pontes, estradas), com a finalidade de reduzir o desemprego que assolava o país. O governo também promoveu o financiamento da produção agrícola e industrial, salvando os produtores rurais que haviam hipotecado suas propriedades e os industriais que não tinham como pagar suas dívidas.

Essa ajuda veio acompanhada da interferência do Estado no mercado, controlando e limitando a produção de mercadorias, a fim de evitar novas crises de superprodução.Medidas trabalhistas também fizeram parte do New Deal, como a liberdade sindical, a redução da jornada de trabalho sem diminuição de salários, a fixação do salário mínimo, o seguro desemprego e o auxílio aos idosos. Embora de forma lenta, o programa teve efeitos positivos e a economia voltou a crescer, diminuindo o desemprego e aumentando o poder de compra dos trabalhadores.

Fonte: PELLEGRINI, Marco C. Vontade de saber história.SP:FTD, 2009.p. 89

Nenhum comentário:

Postar um comentário