terça-feira, 31 de agosto de 2010

8I- HISTORIA DAS RELIGIÕES- HINDUÍSMO


O Hinduísmo

É uma religião da Índia, mas tem muitos adeptos no Nepal, Bangladesh e Sri Lanka.

Atualmente 80% da população da Índia é hinduística, 10% muçumanos, 4% cristão e 6% outros.

Embora o hinduísmo tenha se originado na Índia, pouco resta dele hoje no país é mais difundida em Sri Lanka e sudeste da Ásia. Tem muita importância histórica no Japão, China e Coréia.

O hinduísmo não tem fundador,nem credo fixo e nem uma organização. Hinduísmo significa “indiano”. A vaca é um animal sagrado na Índia sendo adorada durante certas festas religiosas.É um símbolo de fertilidade e vida e não é permitido matá-la.Eles tem outros animais sagrados: macaco, crocodilo e a cobra.

Os hinduístas, de modo geral, não gostam de tirar a vida, por isso são vegetarianos e a não-violência é um ideal de vida, um sentimento desenvolvido por Gandhi (lutou pela independência da Índia contra o colonialismo britânico).

Um conceito chave é que o homem tem uma alma imortal, isto é, depois da morte sua alma renasce em uma outra criatura.O hinduísmo tem uma série de deusas: a Rainha do Universo, a Deusa-Mãe.

Seus adeptos costumam ter em casa um altar para a família celebrar a obra divina. Não é obrigatório que ele vá ao templo. O mais importante é o que as pessoas são e fazem, do que a crença. É a sua forma de agir com as criaturas e natureza que permitem um grau de evolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário