quarta-feira, 18 de agosto de 2010

História das Religiões_ 8I- 2010


Religiões Orientais

BUDISMO

O fundador do Budismo foi o príncipe Sidarta Gautama ( 560 – 480 a. C ) que viveu no nordeste da Ìndia.

Depois de uma vida de luxo e extravagância, sentiu necessidade de ajudar a humanidade e dar razão à sua vida. Renunciou ao cargo de príncipe e contra a vontade dos seus pais, saiu de casa e passou a viver como andarilho.

Pela primeira vez conheceu a miséria e o sofrimento.

Dedicou-se à meditação e ao jejum. Através da meditação descobriu que o homem tem uma alma individual e eterna e que sobrevive de uma existência para outra. Percebeu que a alma esta acorrentada ao corpo e este é um fardo para ela. Com o passar do tempo, passou a comer cada vez menos e, segundo a lenda, conseguiu sobreviver com um grão de arroz por dia. Esperava assim, dominar o sofrimento e através da meditação, buscar a salvação.

Aos 35 anos, Sidarta alcançou a iluminação e atingiu o Nirvana quando estava meditando sob uma figueira, arvore considerada divina, e transformou- se em Buda , que significa “ O Iluminado”.

Buda acreditava que todo o sofrimento do homem era ocasionado pelo seu desejo de viver. Ele faleceu aos 80 anos e a doutrina legada é: renascimento, carma, salvação.

Para o budismo, o homem é escravizado por uma série de renascimentos e as ações de hoje refletirá na outra vida.

O homem colhe o que plantou e enquanto tiver carma está fadado a renascer.

Nirvana é dominar o desejo de viver. Desejo é o sofrimento e ele cessa quando o desejo cessa e aí começa o nirvana.

O homem deve evitar os extremos da vida, que é o prazer extravagante e autonegação exagerada, pois ambos o acorrentam ao mundo.

O caminho para por fim ao sofrimento humano é viver ao meio termo, com bastante moderação , meditação e jejum .

Nenhum comentário:

Postar um comentário