quinta-feira, 29 de março de 2012

8 série A primeira Guerra Mundial entre 1914 e 1918



A primeira Guerra Mundial entre 1914 e 1918

Dois blocos políticos- econômicos opostos se formaram e guerrearam entre si, de um lado a Tríplice Entente ( Formada por Inglaterra, França e Rússia, mais tarde EUA e Brasil) e por outro, a Tríplice Aliança ( formada por Alemanha, Itália e Austria- Hungria).

A Primeira Guerra Mundial pode ser dividida em três momentos.

O primeiro, em 1914, caracterizou-se pela movimentação dos exércitos e pela ocorrência de grandes batalhas. Vitórias e derrotas de ambos os lados garantiam o equilíbrio de forças.

O segundo momento, entre 1915 e 1916, é marcado pelo equilíbrio de forças que resultou num conflito sangrento, conhecido como guerra de trincheiras. O território era disputado palmo a palmo. Em 23 de maio de 1915, a Itália, apesar de pertencer á Tríplice Aliança, rompeu relações com a Alemanha e entrou do lado da França e da Inglaterra fortalecendo a Tríplice Entente.

O momento final da guerra, entre 1917 e 1918, foi marcado por dois acontecimentos decisivos:

· Na Rússia, uma revolução socialista derrubou o Czar Nicolau II. O novo governo da Rússia negociou com a Alemanha e assinou um tratado pondo fim à hostilidade entre os dois países.

· A entrada dos Estados Unidos da América na guerra ao lado da Tríplice Entente.

A saída da Rússia e, sobretudo, a entrada dos EUA na guerra mudaram os ramos do conflito.Fortalecidos, os países da Entente conseguiram romper o imobilismo da guerra. Em 1918 o império Áustro - húngaro e a Alemanha estavam derrotados. No di a11 de novembro, representantes da Alemanha assinavam o acordo de paz. Pelo acordo, os alemães aceitavam as condições de rendição estabelecidas pelos países vitoriosos.

O resultado do pós-guerra foram 9 milhões de mortos e 30 milhões de feridos. As nações envolvidas estavam devastadas. Ao término da luta, o nacionalismo agressivo e o imperialismo, que provocaram a guerra estava latentes. Os EUA se despontaram como potencia, financiando os países europeus debilitados pelo pós-guerra. Para piorar a situação uma grave crise econômica ameaçava a estabilidade de diversos países.

Em 1919 os alemães foram obrigados assinar o Tratado de Versalhes, que determinava, entre outras coisas;

· Os alemães deveriam devolver os territórios de Alsácia e Lorena para a França;

· A Alemanha deveria pagar pesadas indenizações aos países prejudicados pela guerra;

· Ficava proibida a fabricação de armas bélicas pela Alemanha;

· A Alemanha não poderia ter exército superior a cem mil homens.

Fonte bibliográfica

PELLEGRINI, Marco César. Vontade de Saber História.9° ano 1ª Ed, São Paulo, FTD, 2009, p.68-69.

Nenhum comentário:

Postar um comentário