quarta-feira, 21 de março de 2012

A caminho da Grande Guerra 8B,8C,8D,8E,8F,8G,8H

A CAMINHO DA GRANDE GUERRA

Na Europa, o período de 1880 até 1914, ficou conhecido como Belle Époque. Esse período foi marcado pelo desenvolvimento tecnológico e pelo progresso industrial, que possibilitaram a criação de novos produtos como o telefone e automóvel, que causaram grande impacto no cotidiano das pessoas que viviam nas cidades.

A disputa entre as potencias imperialistas pelo domínio de territórios coloniais tornou-se mais intensa no final do século XIX. O crescimento industrial acarretou numa crise de superprodução e tornou necessário buscar novos mercados consumidores além de garantir fontes de matérias-primas.

A Alemanha, após sua unificação em 1871, passou por um grande desenvolvimento industrial, aumentou sua produção de armamentos e investiu em nas indústrias químicas, exercendo concorrência com os produtos ingleses no mercado europeu. Esse crescimento militar e econômico desagradou as potencias européias.

A política de Alianças estava apoiada no crescente sentimento nacionalista europeu. As potências européias fizeram alianças de caráter militar e econômico para tentar assegurar sua defesa. Em 1892. A Itália aderiu à aliança entre o Império Austro-Húngaro e a Alemanha formando o grupo das Potências Centrais (também ficou conhecido como Tríplice Aliança). Em resposta , líderes da França, Rússia e Inglaterra formaram, em 1907, o grupo dos Aliados da Entente ( ou Tríplice Entente).

Nesse contexto, o sentimento nacionalista reforçava o militarismo das potências imperialistas, que investiam em armas cada vez mais destrutivas e tornavam suas fronteiras nacionais áreas totalmente militarizadas.

O assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, em 1914, por um estudante sérvio, deflagrou o primeiro grande conflito mundial. O Império austro-húngaro declarou guerra contra a Sérvia, fazendo com que a política de Alianças funcionasse como reação em cadeia, iniciando a Primeira Guerra Mundial.

Questões de interpretação

1. O que foi a Belle Époque ?

2. Explique a relação entre as disputas imperialistas e a Primeira Guerra Mundial!

3. Porque o crescimento militar e econômico da Alemanha desagradou as potencias européias?

4. O que era a Política de Alianças?

5. Que países formavam o grupo da Potencias Centrais?

6. Quais países formavam o grupo dos Aliados da Entente?

7. Relacione o militarismo e o sentimento nacionalista com a eclosão da Primeira Guerra?

8. O que deflagrou o primeiro Grande Conflito Mundial?

Fonte bibliográfica :

PELLEGRINI, Marco César. Vontade de Saber História.1ª Ed. São Paulo. FTD.2009.p.64-5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário